Ontem (17/06) fiz minha apresentação junto ao Rodrigo do tema: "Integrando J2ME e J2SE utilizando Bluetooth". A palestra foi realizada no auditório Elis Regina do Palácio de Convenções do Anhembi.
A idéia da palestra era de mencionar como a tecnologia funciona, como Java pode usá-la, demonstrar um código HelloWorld e também o protótipo AoW.
Na minha opnião tudo ia bem até um congressita me perguntar se eu podia aumentar o tamanho da fonte do código no Eclipse! Coisa que, na hora, deu um branco incrível! Tudo foi resolvido com a ajuda da platéia - que pelo visto são fiéis ao Eclipse!
Contornado esse detalhe, o protótipo que havia sido rodado "n" vezes antes, resolveu na hora lançar excessões e meu midlet estourou o "heap" :-(
Lei de murph no mundo software?
Alguns fatores contribuiram para esses problemas como a instalação de uma versão mais antiga do sistema, ainda com alguns bugs; o conflito de inquire do Bluetooth quando alguns congressistas, com celulares Bluetooth tentavam testar, etc.
Foi importante para o AoW esse ambiente de teste, já que não tinhamos como fazer este tipo de teste quando estavamos desenvolvendo com apenas um aparelho celular (Nokia 6600). Já para a platéia, faltou demonstrar algumas funcionalidades do sistema. Só pudemos demonstrar o logon no servidor J2SE.
Como o intuito era demonstrar o funcionamento da tecnologia, e não do sistema, acredito que a palestra foi satisfatória. Fiquei contente com o interesse das pessoas que assistiram e que fizeram diversas perguntas, algumas interessantes foram:
Sobre o "range" de alcance Bluetooth:
Me perguntaram se um aparelho Classe 1 se comunica com um Classe 3 de maneira que; um device classe 1 consegue alcançar 100m de distancia; mas o classe 3 só alcança 10m. Como eles se comunicam?
A reposta é que: prevalece o device de "menor" range. Num link Bluetooth, se o dispositivo de "menor" range estiver dentro da área de cobertura do outro dispositivo, eles se comunicam. Somente não há comunicação se ambos os dispositivos estiverem fora de sua área de cobertura.
Sobre a chave UUID (Universal Unique IDentifier):
A pergunta foi sobre, como "criar" essa chave automaticamente, e se deve ser criada automaticamente.
A reposta é que: As chaves UUID possuem tamanho de 128 bits, que dão a possibilidade de você criar 3,4028236692093846346337460743177e+38 serviços. Ou seja, você pode criar o seu serviço a vontade que a probabilidade de sua chave UUID "esbarrar" com uma outra qualquer, no mundo, é bem pequena... Contudo, como é você quem dá esse identificador para sua aplicação, quem tiver o mesmo identificador poderá acessar a aplicação.
-------------
Em resumo: foi minha primeira apresentação no JustJava, que considero satisfatória. Planejo a publicação de um artigo bem detalhado sobre a tecnologia e espero participar mais vezes como palestrante, de outros eventos da comunidade Java.