1 de set. de 2008

Onde esta a individualidade?

Acho que nem todo mundo gosta da segunda-feira. Pra mim é indiferente dos demais dias da semana, na verdade tive segundas-feiras excelentes; de qualquer modo não sou generalista.

Mas muito me intriga noticias como esta que passou no fantástico, onde o pessoal de RH fica vasculhando as comunidades do Orkut da pessoa, de forma a conhecer melhor o candidato.

Claro que o rapaz da notícia, não foi muito feliz entrando na comunidade "Eu odeio a segundas-feira". Ao meu ver, comunidade do orkut não serve pra muita coisa. Se quero me expressar procuro fóruns de discussões mais eficientes. Se quero jogar papo pro ar, procuro um amigo. Se quero fazer amigos, saio de casa.

O que realmente me intriga é esse pré-julgamento. Aliás, pra que chamar o cara pra entrevista com esse preconceito todo?

No meu conceito, o candidato pecou em privacidade. Talvez ele nem tivesse motivos para não gostar da segunda-feira, mas por uma "epidemia social" ele acabou se aliando à essa comunidade que, muito provavelmente, nunca participou com sequer uma postagem.

Entretanto, acho que o mais grave está nesta análise baseado em modelos que RH's vivem pregando (e agora inovando) por aí. Quem já viu o "embromation bingo" sabe do que estou falando. Jargões dizendo que as pessoas devem ser elas mesmas, ter sua individualidade, respeito a diversidade... mas na hora "H" mesmo, vale o modelo de ser uma pessoa comunicativa, que saiba trabalhar em equipe, focado em resultados (metas), etc etc. Einstein era bastante criativo e não trabalhava muito em equipe. Nossa própria história se repete! Um nerd de tecnologia era tido como CDF com uma visão muito curta. Hoje eles são adorados pelas empresas de ponta tecnológica, vide Google, Microsoft, Apple dentre outras.

Não estou defendendo o rapaz. Nem conheço ele. Mas será que alguém quis conhecê-lo? Onde esta a individualidade? Para mim individualidade (lê-se: honestidade em viver aquilo que você é) é muito mais que ter uma cor ou opção sexual diferente...

Se servir como referência acesse esse link. De qualquer forma, os efeitos das redes sociais são visíveis.

Nenhum comentário: