Segue a onda de cidades que estão sendo cobertas por redes públicas Wi-Fi. Assim como algumas cidades nos EUA e Europa, agora também a Inglaterra está planejando uma rede cobrindo diversas cidades de uma região.
Aproveitando o encejo, aqui no Brasil, a cidade de Ouro Preto tem um projeto piloto em Wi-Max; assim como a cidade de Campinas está realizando testes nessa nova tecnologia. Wi-Max promete detonar com Wi-Fi e fazer paralelismo e concorrência com redes de telefonia. É como a evolucao da comutacao de circuitos para comutacao de pacotes; porém mudando a rede.
Wi-Max tem um alcance em torno de 50km na linha de visada, terá taxas em torno de 40Mbps (isso mesmo); e já existem versões adaptadas da Mobile-Fi que permitem handoff automático - inclusive com redes de telefonia celular 3G. Isso quer dizer que você poderá desfrutar de VoIP, navegadores, IM/Presence utilizando IP fim-a-fim e quando sair fora da rede mas estiver em uma rede 3G celular, vc nem vai perceber a mudança...
Em San Francisco, esperava encontrar Wi-Fi free em qualquer ponto da cidade. Existem, mas ainda não são sob toda a cidade. Nao vi nada também do Google sob a idéia de cobrir toda a cidade. Num dos hotéis que fiquei a conexao da internet só era possível por cabo e custava 15USD por dia - obviamente, cara demais.
Nenhum comentário:
Postar um comentário