2 de mar. de 2006

Mitos sobre a essência da liderança e time

Há quem diga que trabalhe em equipe, time ou grupo. A verdade é que existem diferenças absurdas entre esses diversos conceitos, e não são nada teóricas. Renderia um livro, mas resumindo: a coisa mais difícil de se encontrar são times - equipes organizadas com um objetivo comum, semelhante a um time de futebol: bola nos 3 pauzinhos. Em contrapartida, equipes bem dividas e com interesses próprios formam os grupos ou, as chamadas "panelinhas" e "tachos". Torna-se difícil identificar um líder quando se tem grupos; e fica cada vez mais notar os "chefes".

O comportamento da empresa também é responsável por esses conceitos. Uma empresa cheia de processos burocráticos, tem é menos volátil a mudanças, ao pensamento criativo; é mais sequencial, fabril; e o comportamento dos seus funcionários sofre influências drásticas. Escassez de pró-atividade. Isso acontece na sua empresa? Observe então quando um telefone de um determinado ramal toca e a pessoa não está. Alguem atende? Você conhece todas as pessoas que trabalham com você? Quantas vezes ja saiu para uma conversa com elas fora do expediente?

A sociedade emprega valores de sucesso que não são receitas de bolo. Onde ficariam as pessoas mais tímidas, ou introvertidas, quando busca-se uma pessoa comunicativa, que saiba trabalhar em equipe, com dom pra liderança, etc? Diversos pensadores de nossa história não gostavam muito de conversar - especialmente os matemáticos - e nem por isso não tiveram sucesso ou chegaram onde queriam. A primeira coisa que aprendemos a fazer na escola é escrever o nome; e tem gente que passa a vida inteira só fazendo isso e mandando as pessoas a resolverem os problemas - sem dar nenhuma solução ou caminho.

A essência da liderança, esta muito bem descrita no livro "O monge e o executivo": o líder deve servir, é ele quem deve sair na frente caçando os problemas e munindo de recursos para que todos consigam trabalhar; deve preparar o time para andar sozinho e não ser uma babá. O que se observa, entretanto, são chefes iguais aos do vídeo-game... aqueles mesmo que pra se conseguir chegar onde quer  tem que lutar contra todo mundo até chegar no final e brigar com o "chefão"...

Nenhum comentário: